
Mulher é condenada a três anos de prisão após criar namorado falso para enganar amiga
Além do suposto namorado, Claire também criou a figura de uma filha pequena chamada “Katie”, usada como pretexto para extorquir dinheiro

Uma mulher de 45 anos foi condenada a três anos de prisão no Reino Unido por crimes de perseguição (stalking) e fraude, após enganar a melhor amiga durante 15 anos com a invenção de um relacionamento fictício.
Segundo informações do Daily Mail, Claire Gilbert criou identidades falsas on-line para manipular Michelle Oldham, que acreditava manter uma relação íntima com um homem chamado “Carl Murphy”. Ao longo dos anos, Michelle trocou mensagens românticas e sexuais com o personagem inventado.
Além do suposto namorado, Claire também criou a figura de uma filha pequena chamada “Katie”, usada como pretexto para extorquir dinheiro. A vítima chegou a gastar milhares de libras com presentes, viagens e até um celular para a criança inexistente.
Durante o julgamento, Michelle relatou ter sido manipulada emocionalmente, inclusive com falsas informações de que “Katie” estaria em coma por meningite e precisaria amputar os dedos.
Descoberta da fraude
A farsa começou em 2005 e se estendeu até 2020, quando Claire foi presa. A fraude veio à tona após Michelle receber cobranças por dívidas em seu nome, que somavam mais de 4 mil libras (cerca de R$ 30 mil). A investigação revelou que Claire usava documentos da amiga para realizar compras.
A desconfiança aumentou quando Michelle flagrou Claire acessando o Facebook do suposto namorado. Policiais também encontraram, no celular da acusada, um aplicativo para alteração de voz, usado para manter a enganação.
Claire admitiu os crimes e foi sentenciada a três anos de prisão.