Netanyahu afirma que líder do Hamas foi morto por forças israelenses em Gaza
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta quarta-feira (28) que Mohammad Sinwar, um dos principais líderes do Hamas na Faixa de Gaza, foi morto durante uma ofensiva militar israelense no território.
Mohammad Sinwar era irmão de Yahya Sinwar, antigo comandante do grupo extremista, que também foi morto por Israel. Ambos figuravam entre os nomes mais procurados pelo governo israelense.
Desde o início da guerra em outubro de 2023, Mohammad é o quarto dirigente de alto escalão do Hamas a ser eliminado por Israel, que tem concentrado seus ataques em lideranças estratégicas da organização. Até o momento, o Hamas não confirmou oficialmente a morte do comandante.
Segundo Netanyahu, a morte ocorreu durante um ataque aéreo realizado em janeiro contra um hospital no sul da Faixa de Gaza, onde, segundo ele, funcionava um centro de comando do Hamas. “Eliminamos Mohammad Deif, (Ismail) Haniyeh, Yahya Sinwar e Mohammad Sinwar”, declarou o premiê durante discurso no Parlamento. Após a morte do irmão, Mohammad havia assumido a liderança operacional do grupo no enclave palestino.