
Países sinalizam apoio financeiro para reconstrução de Gaza, diz ONU

Após o início do cessar-fogo em Gaza, milhares de palestinos começaram a retornar às áreas destruídas pelos bombardeios israelenses. Dois anos de conflito deixaram boa parte do território em ruínas e causaram a morte de cerca de 68 mil pessoas, segundo autoridades de saúde locais.
O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Jaco Cilliers, informou nesta terça-feira (14) que diversos países manifestaram interesse em participar do processo de reconstrução da região.
Entre os que demonstraram disposição para contribuir financeiramente estão Estados Unidos, Canadá e nações árabes e europeias. O custo total estimado para a recuperação de Gaza é de aproximadamente US$ 70 bilhões.
De acordo com Cilliers, os ataques deixaram um volume de destruição calculado em 55 milhões de toneladas de entulho. O PNUD coordena, junto a outras agências da ONU, um plano internacional de reconstrução que deve priorizar moradia, infraestrutura básica e serviços essenciais para a população local.