Ponte recém-inaugurada desaba na China
Uma ponte de 758 metros de extensão desabou nesta terça-feira (11), na província de Sichuan, na China. A estrutura, recém-inaugurada, fazia parte de uma rodovia que liga o centro do país à região do Tibete. Segundo autoridades locais, não houve registro de vítimas.
De acordo com informações do governo da cidade de Ma’erkang, o tráfego na ponte Hongqi havia sido interditado na tarde de segunda-feira (10), depois que surgiram rachaduras nas encostas próximas e movimentações de solo foram detectadas.
Na tarde desta terça, a instabilidade da montanha aumentou, provocando deslizamentos de terra que destruíram parte da estrutura da ponte e o leito da estrada. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o colapso total da via.
A região afetada está localizada próxima à cordilheira do Himalaia, uma área conhecida por forte atividade sísmica e terreno instável. As causas exatas do desabamento ainda estão sendo investigadas por equipes técnicas do governo chinês.
A ponte havia sido concluída no início deste ano pela construtora Sichuan Road & Bridge Group, que divulgou vídeos do projeto nas redes sociais para celebrar a entrega da obra.