Surto de Dengue no Brasil é Parte de Aumento Global, Alerta OMS
Ao longo do ano passado foram registrados aproximadamente 500 milhões de casos e mais de 5 mil mortes em cerca de 80 países ao redor do mundo
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou durante sua visita ao Brasil nesta quarta-feira (7) sobre o surto de dengue que assola o país, ressaltando que este faz parte de um aumento significativo de casos da doença em nível global. Ao longo de 2023, foram registrados aproximadamente 500 milhões de casos e mais de 5 mil mortes em cerca de 80 países ao redor do mundo, com exceção da Europa.
Durante a cerimônia de lançamento do programa Brasil Saudável, Tedros destacou que o fenômeno El Niño, junto ao aumento das temperaturas globais, tem contribuído para o aumento dos casos de dengue tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Ele também mencionou a importância da vacinação contra a doença, observando que o Brasil possui uma capacidade significativa de produção de insumos desse tipo.
“O Brasil está empenhado em combater a dengue. Os esforços estão direcionados para interromper a transmissão e aprimorar o controle da doença”, afirmou Tedros. “A disponibilidade da vacina é uma ferramenta valiosa nesse combate”, acrescentou.