 
Trump determina retomada de testes nucleares
 
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (29), que determinou ao Departamento de Guerra a retomada dos testes com armas nucleares, interrompidos há mais de três décadas.
“Os Estados Unidos têm mais armas nucleares do que qualquer outro país. Isso foi alcançado, incluindo uma atualização e renovação completa das armas existentes, durante o meu primeiro mandato. Devido ao imenso poder destrutivo, ODIEI fazer isso, mas não tive escolha”, disse Trump.
De acordo com o presidente norte-americano, a decisão foi motivada pelos programas de testes conduzidos por outras potências militares, como Rússia e China. “Devido aos programas de testes de outros países, instruí o Departamento da Guerra a começar a testar as nossas armas nucleares em igualdade de condições. Esse processo terá início imediatamente”, completou Trump.
O último teste nuclear dos Estados Unidos foi realizado em 1992, no deserto de Nevada. Desde então, o país vinha mantendo apenas simulações digitais e inspeções técnicas, conforme os acordos internacionais.
A decisão de Trump provocou reação da China que fez um apelo para que Washington reconsidere a medida e mantenha o compromisso com a contenção nuclear. Já a Rússia declarou que poderá retomar seus próprios testes caso os EUA coloquem em prática a nova diretriz.

 
 
