Trump diz que EUA vão barrar imigração de países do “terceiro mundo”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (27) que pretende suspender a migração para o país de pessoas provenientes de “países do terceiro mundo”. O anúncio ocorre um dia após um cidadão afegão ser acusado de atirar contra dois militares da Guarda Nacional em Washington.
Em publicação nas redes sociais, Trump declarou: “Vou suspender permanentemente a migração de todos os países do terceiro mundo para permitir que o sistema dos Estados Unidos se recupere totalmente”.
O presidente também ameaçou revogar “milhões” de vistos concedidos durante o governo Joe Biden e expelir estrangeiros que, segundo ele, “não sejam um ativo para os Estados Unidos”. Trump afirmou ainda que eliminará benefícios e subsídios federais destinados a pessoas que não são cidadãs americanas e que deportará qualquer estrangeiro considerado risco à segurança ou “incompatível com a civilização ocidental”.
As declarações, feitas em tom irritado e encerradas com uma mensagem de Dia de Ação de Graças, ampliam a postura anti-imigração adotada no segundo mandato, marcado por uma campanha de deportações em larga escala.
“Os objetivos serão perseguidos com o intuito de alcançar uma redução significativa nas populações ilegais e disruptivas”, disse Trump.
“Apenas a MIGRAÇÃO REVERSA pode resolver completamente esta situação”, concluiu.