Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sábado, 11 de Outubro, 2025
Redação 11 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Unicef alerta para risco de desnutrição infantil em Gaza e pede abertura de todas as passagens de ajuda

Mundo
Icone - Autor
Redação 11 de Outubro, 2025

Crianças no território palestino estão vulneráveis após longos períodos sem alimentação adequada; ONU prevê aumento da entrega de suprimentos com cessar-fogo

O Unicef pediu nesta sexta-feira (10) que todas as passagens de ajuda humanitária para Gaza sejam abertas imediatamente, alertando que as crianças no território estão em situação crítica devido à falta prolongada de alimentação adequada. Segundo o porta-voz da organização, Ricardo Pires, a imunidade dos menores está comprometida, aumentando o risco de morte, especialmente entre bebês e recém-nascidos.

“Corremos o risco de ver um aumento maciço na morte de crianças, não apenas neonatais, mas também bebês, já que seus sistemas imunológicos estão mais debilitados do que nunca”, afirmou Pires. Ele reforçou que a desnutrição se agravou porque as crianças não recebem alimentos suficientes há longos períodos.

O pedido ocorre após um acordo de cessar-fogo parcial entre Israel e Hamas, que levou à retirada de tropas israelenses de algumas áreas de Gaza nesta sexta. A ONU planeja aumentar a entrega de ajuda humanitária, com expectativa de cerca de 600 caminhões por dia. Os suprimentos incluirão alimentos, equipamentos médicos, combustível e materiais para conserto de sistemas de água e esgoto, distribuídos em mais de 145 pontos comunitários e 30 padarias, segundo o Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Apesar do cessar-fogo, o acesso humanitário ainda depende da retirada completa das forças israelenses, especialmente no norte de Gaza, onde cerca de 400 mil pessoas não recebem assistência há semanas. O Unicef alerta que 50 mil crianças estão em risco de desnutrição aguda e necessitam de tratamento imediato.