“A Bahia é um Estado de paz”, diz Jerônimo, mesmo com aumento da violência
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou nesta sexta-feira (12) sobre as ações do governo estadual na área de segurança e turismo, afirmando que “a Bahia é um Estado de paz” e que, segundo ele, o turismo continua atraindo visitantes. A entrevista foi concedida à TV Bahia.
Jerônimo falou sobre a ampliação da frota policial e a compra de armas, afirmando que “o papel de investimento do Estado está sendo feito, eu tenho feito isso com muito zelo”. Ele acrescentou que os números de 2025 apontam para melhorias: “Esses números já melhoraram, e muito, e nós estamos trabalhando para isso, para reduzir morte, para reduzir letalidade policial”.
O governador também comentou sobre o combate ao crime organizado: “Essas forças negativas do crime organizado vêm do comando de fora” e disse que solicitou ao presidente Lula “uma mão mais forte do Estado, inclusive na lei, para que penalize essas mortes praticadas pelo crime organizado. Bandido tem que estar entregue à justiça”.
Ele voltou a falar sobre o turismo, afirmando que “todos os meses deste ano foram indicadores positivos do turismo. As pessoas continuam vindo, acreditando e mostrando que a Bahia é um Estado hordeiro, um Estado de paz”.
Como contraponto ao que foi afirmado pelo governador, dados do período de janeiro a junho deste ano apontam que a Bahia registrou um aumento de quase 60% nas blindagens de veículos, reflexo da percepção de insegurança entre os cidadãos.
Ver essa foto no Instagram