Clima
Min 24ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 02 de Fevereiro, 2026
Redação 22 de Janeiro, 2026
Icone - Autor

ACM Neto diz que fracasso do governo Jerônimo abriu espaço para discussão sobre Rui voltar a ser candidato

Política
Icone - Autor
Redação 22 de Janeiro, 2026

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, afirmou que o desempenho do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) é “um fracasso tão grande” que acaba abrindo margem para discussões internas sobre a candidatura do governador à reeleição. A declaração foi feita durante entrevista à rádio Metrópole .

A fala ocorreu depois de Kertész mencionar a especulação que o anúncio do senador Jaques Wagner sobre a formação de uma chapa “puro-sangue”, o que teria gerado atritos com o PSD, poderia ter como objetivo frear um possível movimento para que o ex-governador Rui Costa fosse colocado como candidato ao governo da Bahia no lugar de Jerônimo Rodrigues.

Ao comentar o cenário, ACM Neto lembrou que, historicamente, todo governador que está no cargo é considerado candidato natural à reeleição. No entanto, segundo ele, o desempenho da atual gestão tem alimentado esse tipo de debate. “O governo Jerônimo é tão ruim, um fracasso tão grande, que abre margem para essa discussão”, afirmou.

Na avaliação do ex-prefeito, conflitos internos costumam pesar de forma decisiva nos processos eleitorais. Como exemplo, Neto citou a eleição de 2006, quando Paulo Souto perdeu a reeleição ao governo da Bahia. “Um dos fatores decisivos foram as discussões internas, o chamado ‘soutismo x carlismo’”, concluiu.