Clima
Min 23ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 19 de Dezembro, 2025
Redação 02 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Adversário de Otto e acusado de corrupção, ex-prefeito ganha cargo no governo Jerônimo

Política
Icone - Autor
Redação 02 de Outubro, 2025

José Bonifácio é réu em ação que investiga fraudes no Fundeb

O ex-prefeito de Ruy Barbosa (BA) José Bonifácio Marques Dourado (MDB), réu em ação que apura fraudes no Fundeb, foi nomeado assessor técnico da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do governo da Bahia. A nomeação foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Adversário histórico do senador Otto Alencar (PSD) em Ruy Barbosa, Bonifácio derrotou o candidato apoiado pelo parlamentar em 2024, mas teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Em nova eleição, a sua esposa, Eridan de Bonifácio, foi eleita, e o senador viu seu aliado perder pela segunda vez.

A pasta onde o ex-prefeito atuará é comandada por Larissa Moraes (MDB), pré-candidata a deputada estadual, e está sob influência do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), condenado por lavagem de dinheiro e associação criminosa, hoje em liberdade.

Bonifácio é alvo do Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Operação Águia de Haia, deflagrada em 2015. O processo aponta indícios de contratos superfaturados, direcionamento de licitações e desvios de verbas do Fundeb durante sua gestão entre 2013 e 2016. Segundo o MPF, as investigações reuniram provas como interceptações telefônicas, laudos periciais e documentos bancários, além da delação premiada do empresário Kells Belarmino Mendes, que apontou pagamento de propina a agentes públicos.

Em suas alegações finais, o MPF afirma que José Bonifácio “foi o principal responsável pelas contratações fraudulentas” em Ruy Barbosa e “o principal beneficiário” dos valores desviados.