
Aladilce cobra convocação imediata de mais de 500 concursados da Saúde em Salvador

m meio à sobrecarga de trabalho e à carência de profissionais nas unidades de saúde de Salvador, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) fez um apelo público, nesta quarta-feira (6), na Câmara Municipal, cobrando a imediata homologação e convocação dos aprovados no concurso da área da saúde realizado em 2024. Segundo a parlamentar, mais de 500 profissionais concursados — entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, continuam sem previsão de nomeação, enquanto a prefeitura opta por renovar contratos temporários do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), que venceram em junho.
“A rede de saúde está funcionando de forma precária. As farmácias e laboratórios das unidades seguem com atendimento irregular por falta de farmacêuticos, e os demais profissionais estão sobrecarregados. A população sofre com a demora e a desassistência”, afirmou Aladilce, que é enfermeira, professora da UFBA e dirigente do Sindsaúde.
A vereadora destaca ainda que a renovação dos contratos REDA até o final de 2025 representa um desrespeito aos princípios do serviço público e aos aprovados no concurso, que esperam ser chamados conforme determina a legislação.
“É um direito dos concursados. A lei exige isso e a população cobra um atendimento mais ágil e humanizado”, pontuou.
Segundo Aladilce, o Ministério Público da Bahia já foi acionado e acompanha o caso. O promotor responsável pela apuração de uma denúncia de supostas irregularidades no concurso já teria liberado o processo e recomendado à gestão municipal a homologação.
“A Promotoria está atenta e também cobra a nomeação. A renovação do quadro efetivo é essencial para melhorar a qualidade do atendimento na saúde municipal”, completou.