ALBA participa do lançamento da 28ª Conferência da Unale e debate temas estratégicos
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, participou nesta quinta-feira (4), ao lado da deputada Fabíola Mansur, do lançamento da 28ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Esteio, e abre as atividades para o maior encontro parlamentar da América Latina, que será realizado de 3 a 5 de dezembro, em Bento Gonçalves-RS.
Com o tema “Humanidade Conectada”, a Conferência reunirá parlamentares do Brasil e de outros países para discutir impactos da inteligência artificial e das emergências climáticas, além de fortalecer políticas públicas modernas e inclusivas.
Durante a agenda, as deputadas também participaram do Encontro Nacional de Legisladoras, debatendo enfrentamento à violência contra a mulher, incluindo feminicídio e violência política de gênero. As parlamentares foram recebidas pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Para Ivana Bastos, os eventos reforçam o papel do Legislativo baiano na construção de soluções para grandes temas nacionais. Fabíola Mansur destacou a importância da articulação entre parlamentos estaduais para desenvolver políticas públicas efetivas.
Segundo os organizadores, os encontros evidenciam a necessidade de integração dos Legislativos Estaduais para promover cidadania, igualdade e desenvolvimento no país.