Clima
Min 24ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 11 de Novembro, 2024
Redação 01 de Fevereiro, 2024
Icone - Autor

ALBA retoma trabalhos e sessão solene marca reabertura do Legislativo baiano

Bahia
Icone - Autor
Redação 01 de Fevereiro, 2024

Início da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura teve a participação do governador Jerônimo Rodrigues

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) voltou aos trabalhos na tarde desta quinta-feira (1°) em uma sessão solene realizada no Plenário Orlando Spínola. O início da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura teve a participação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que fez a apresentação da tradicional mensagem ao Parlamento baiano informando as ações e programas que o Poder Executivo pretende implementar nos próximos meses.

Conduzida pelo presidente da Casa Adolfo Menezes (PSD), a solenidade teve ampla presença de autoridades civis e militares. Em seu discurso, o chefe do Legislativo enfatizou a defesa da democracia e da liberdade e recordou os atos violentos que tentaram enfraquecer a República em 8 de janeiro de 2023, na Capital Federal. “Em um momento muito delicado da nossa jovem democracia, o Supremo Tribunal Federal foi vital para comandar a resistência e levar a termo a sua missão de guardião da nossa Constituição Cidadã”, rememorou Adolfo Menezes.

Ao defender a indústria como vetor de desenvolvimento para a Bahia, o presidente da ALBA mencionou a chegada da empresa BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e o anúncio do Parque Tecnológico Aeroespacial do Estado, no espaço da Base Aérea da capital baiana. Adolfo Menezes também destacou o empenho e a dedicação do Legislativo no debate de assuntos importantes para a população baiana. “Nós, os 63 deputados estaduais eleitos pelo povo, estaremos sempre imbuídos da responsabilidade de bem representar 15 milhões de pessoas nos quatro cantos desse imenso território baiano”, arrematou.

O governador Jerônimo Rodrigues, em seu pronunciamento, também enalteceu o caráter democrático que reveste a solenidade de reabertura dos trabalhos do Legislativo. “É um ato que engrandece a harmonia entre os poderes, um dos pilares da democracia”, disse. Dentre os assuntos abordados em sua mensagem, o chefe do Executivo estadual lembrou que 209 municípios atualmente enfrentam os efeitos da estiagem, e que ainda há alguns que estão lidando com problemas decorrentes das chuvas que ocorreram no interior nos últimos dias. “Essa é a hora de darmos as mãos, independentemente da bandeira política. Precisamos sair o mais rápido possível desta situação para que as pessoas retomem suas rotinas”, frisou o gestor, que se solidarizou com as famílias afetadas.

Jerônimo também mencionou o restabelecimento do diálogo do Governo Federal com a Bahia, parceria que possibilitou investimentos na ordem de R$ 67 bilhões em diversas áreas do Estado. Ao falar da valorização do funcionalismo público, o governador afirmou que no primeiro ano da sua gestão foram realizadas 3.913 nomeações de servidoras e servidores públicos Para 2024, a estimativa é de convocar mais 2.775 candidatos que estão em processo de formação.

No campo da educação, o gestor destacou a entrega dos novos colégios estaduais, equipamentos que representam a intenção política da oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade. “São espaços dignos para proporcionar educação integral aos estudantes da Bahia, extrapolando os limites da sala de aula, fomentando cultura, lazer, experimentação científica e esporte”, detalhou.

Após relatar as realizações do setor da saúde, o governador informou que Salvador ganhará, ainda no primeiro semestre, o novo Centro de Atendimento Psicossocial em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a reforma completa do Hospital Octávio Mangabeira, o Hospital de Cuidados Paliativos e o Hospital Ortopédico. “Em Teixeira de Freitas, entregaremos o Hospital da Costa das Baleias, com perfil de média e alta complexidade e atendimento de urgência e emergência”, contou.

Na segurança pública, Jerônimo disse que o governo trabalha na elaboração de um projeto de lei para criação do programa Bahia pela Paz, em substituição ao Pacto Pela Vida. “Será um programa de prevenção à violência e garantia de direitos voltado promover o desenvolvimento social e humano de jovens em situação de vulnerabilidade e suas famílias para redução das taxas de criminalidade nessas áreas, sobretudo entre a população jovem entre 15 e 29 anos”, descreveu.

Na área da infraestrutura, o governador relatou que será retomada a implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), contribuindo para a estruturação da logística ferroviária baiana.