Clima
Min 21ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 27 de Outubro, 2025
Redação 27 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Alckmin diz que seria uma honra ter Tebet no PSB

Política
Icone - Autor
Redação 27 de Outubro, 2025

O vice-presidente da República e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira (27), que seria uma honra receber a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), em seu partido. A declaração ocorre em meio às especulações sobre uma possível candidatura de Tebet ao Senado por São Paulo nas eleições de 2026.

A declaração ocorre em meio às especulações sobre uma possível candidatura de Tebet ao Senado por São Paulo nas eleições de 2026. “O PSB ficará honrado, mas não deve criar constrangimentos. Vamos deixar que haja aí uma reflexão”, disse o vice-presidente em entrevista ao portal ICL.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a movimentação política em torno de Tebet tem sido acompanhada de perto pelo PT, que vê na ministra uma possível aliada estratégica para reforçar o palanque do presidente Lula em São Paulo, principal colégio eleitoral do país. 

No entanto, a hipótese esbarra no fato de Tebet pertencer ao MDB, partido que atualmente integra a base de apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), um dos principais adversários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fontes próximas à ministra afirmam que ela tem resistido à ideia de disputar uma vaga por São Paulo. Tebet mantém forte vínculo com Mato Grosso do Sul, seu estado de origem, onde construiu sua carreira política e já exerceu mandato no Senado. 

O nome da ministra também foi avaliado pelo senador Jaques Wagner (PT), como uma possível opção para compor a chapa com o presidente Lula (PT) nas eleições de 2026. “Seria bastante positivo. A chapa com Tebet abre diálogo com segmentos importantes”, disse o parlamentar segundo o Estadão.