
Alckmin vê com otimismo ligação entre Lula e Trump e aposta no fim da tarifaço

Após acompanhar a ligação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta segunda-feira (6), estar “otimista” com a possibilidade de os Estados Unidos reverem a sobretaxa de 40% aplicada sobre produtos brasileiros.
Segundo Alckmin, a conversa entre os dois líderes foi “melhor do que o esperado” e abriu espaço para avanços nas negociações comerciais. O pedido para a retirada da tarifa foi feito por Lula durante a ligação, em que destacou a disposição do Brasil para o diálogo e o fortalecimento das relações bilaterais.
“Conversa melhor do que esperávamos, estamos muito otimistas que vamos avançar [nas tratativas sobre o tarifaço]. Lula destacou a disposição do Brasil para o diálogo e para a negociação”, disse Alckmin à GloboNews.
Em alguns casos, a tarifa total sobre itens brasileiros chega a 50%, quando somada à alíquota base de 10% já existente. Alckmin ressaltou ainda que o governo brasileiro lembrou a Trump que os Estados Unidos mantêm superávit comercial nas relações com o Brasil.
Além do tema econômico, Lula também abordou as sanções impostas pelos EUA a autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e sua esposa, Viviane, punidos sob a Lei Magnitsky.
“Presidente Lula colocou que as sanções aos ministros, a questão dos vistos, não é justa. E que isso também deveria ser rediscutido. Mas, foi uma conversa boa, descontraída, proveitosa, longa, foram 30 minutos. Estamos muito otimistas que vamos avançar para o ganha-ganha”, afirmou o vice-presidente.