
Alckmin viaja ao México para ampliar comércio e reduzir impacto de tarifa dos EUA

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin (PSB), inicia nesta terça-feira (27), uma viagem oficial ao México com o objetivo de ampliar as relações comerciais entre os dois países. A missão se estende até quarta-feira (28).
A agenda acontece em meio às consequências do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, que impôs uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros.
Além de Alckmin, empresários brasileiros também participam da comitiva, interessados em ampliar negócios e diversificar destinos de exportação.
O México, um dos maiores importadores de carne do Brasil, tem aumentado a compra de outros produtos nacionais. Assim como o Brasil, o país enfrenta barreiras comerciais impostas pelos EUA e busca expandir sua rede de parceiros.
Durante a visita, Alckmin terá reunião com a presidente mexicana Claudia Sheinbaum, com quem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já mantém diálogo político.
A expectativa do governo é avançar em acordos para expandir o fluxo de bens em setores como biocombustíveis, energia, saúde e agroindústria, áreas em que o Brasil já mantém superávit comercial com os mexicanos.