
Alcolumbre defende solução equilibrada para tarifaço dos EUA

O presidente do senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), defendeu nesta quarta-feira (30), uma “solução equilibrada” para a tarifa de 50% imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Em nota pública, Alcolumbre afirmou que o Parlamento está atento e unido na defesa dos interesses nacionais. Ele destacou a atuação da Comissão Temporária Externa do Senado (CTEUA), criada para acompanhar os impactos das tarifas e buscar, junto ao Executivo, saídas diplomáticas que minimizem os prejuízos à economia brasileira.
“O Parlamento brasileiro permanece atento e unido na defesa dos interesses nacionais, sempre vigilante na proteção das nossas instituições e da soberania do país”, afirmou o senador.
Alcolumbre também falou sobre a importância do diálogo e da cooperação internacional como caminho para superar o impasse com os Estados Unidos, tradicional parceiro comercial do Brasil. “O caminho da cooperação internacional deve prevalecer, com o objetivo de restabelecer a confiança mútua e manter a histórica parceria entre as duas nações”, pontuou.
O presidente do Congresso ainda destacou o papel do Judiciário na preservação da soberania nacional, ao afirmar que “o Congresso Nacional não admite interferências na atuação dos nossos Poderes”.
Por fim, Alcolumbre garantiu que o Parlamento continuará acompanhando de perto os desdobramentos do caso, em articulação com os demais Poderes, para assegurar a proteção da economia brasileira e a defesa das instituições democráticas.