Alcolumbre define data para sabatina de Jorge Messias no Senado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), confirmou nesta terça-feira (25), que a sabatina de Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF), será realizada no dia 10 de dezembro. A definição da data foi anunciada ao lado do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD).
Segundo Alcolumbre, o calendário foi construído em conjunto com a CCJ e prevê que a sabatina e as votações, tanto na comissão quanto no plenário, aconteçam no mesmo dia. A análise do nome de Messias será feita em sessão secreta, conforme determina o regimento.
Com a data marcada, o atual advogado-geral da União terá pouco mais de duas semanas para intensificar conversas com parlamentares, em busca de apoio para sua aprovação ao STF. A etapa de articulação será decisiva, especialmente diante do clima de resistência que Alcolumbre tem demonstrado nos bastidores.
Apesar do desconforto político, a rejeição de um indicado ao Supremo continua sendo considerada improvável no Senado. Para assumir o cargo, o indicado por Lula precisa do aval de pelo menos 41 dos 81 senadores.