Aliado de Jerônimo, vereador do PT perde o mandato na Bahia por crimes contra o patrimônio
A Câmara Municipal de Pau Brasil, no sul da Bahia, formalizou a perda do mandato do vereador Elder Santos Almeida, conhecido como Nego Elder (PT), após determinação da Justiça Eleitoral. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Legislativo e assinada pelo presidente da Casa, Acácio Matos de Miranda (PT).
Aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o vereador teve o mandato cassado após condenação por crimes contra o patrimônio privado e disparo de arma de fogo. A sentença transitou em julgado em agosto de 2024, o que levou à suspensão de seus direitos políticos e, consequentemente, à perda automática do cargo.
De acordo com o Bahia.Ba, a medida cumpre determinação do Juízo da 133ª Zona Eleitoral da Bahia, que expediu mandado de intimação em 22 de outubro deste ano. O juiz eleitoral Rodrigo Alves Rodrigues ordenou que a Presidência da Câmara declarasse a vacância do mandato de Nego Elder.
De acordo com a legislação eleitoral e a Constituição Federal, a suspensão dos direitos políticos em razão de condenação criminal implica na perda imediata do mandato eletivo, enquanto durarem os efeitos da sentença.
Com a cassação formalizada, o Legislativo municipal convocou o suplente Alberto de Jesus Reis, conhecido como Beto Moto Táxi (PT), para assumir a vaga.