
Anielle Franco cobra apoio de estados e municípios para implementar propostas da Conapir
Ministra da Igualdade Racial alerta que medidas precisam se tornar políticas de Estado e não apenas de governo

Menos de uma semana após a conclusão da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, pediu o engajamento de governadores e prefeitos para que as cerca de 500 propostas aprovadas no encontro possam ser efetivamente transformadas em políticas públicas.
Segundo a ministra, divergências políticas em estados e municípios têm atrasado a execução de recursos e prejudicado a chegada das ações “na ponta”. “Para que a política chegue na ponta, a gente precisa dos governadores, dos prefeitos para que isso aconteça”, afirmou em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Anielle destacou ainda os desafios do ano eleitoral e defendeu que as medidas sejam tratadas como políticas de Estado, com continuidade independentemente de mudanças de governo. “Não pode ser apenas uma política de governo. Tem que ser uma política de Estado. Se não houver vontade política, não vai sair do papel”, disse.
A Conapir, realizada em Brasília, reuniu cerca de duas mil pessoas – entre delegados, convidados e observadores – para debater 740 propostas discutidas em etapas municipais, estaduais e regionais. O documento final, entregue ao governo federal, apresenta diretrizes para políticas de igualdade, democracia, reparação histórica e justiça racial.