Antônio Rueda é o novo presidente do União Brasil; ACM Neto assume a vice
Advogado substitui Luciano Bivar que comandava o partido desde a fusão do antigo DEM com o PSL
O advogado Antônio Rueda venceu a disputa pela presidência do União Brasil, em um placar de 30 votos a zero. Ele substitui Luciano Bivar, que apesar de comandar o partido desde a fusão do antigo DEM com o PSL, estava “isolado”, sem apoio dos líderes da sigla.
A eleição, que também escolheu o ex-prefeito de Salvado ACM Neto como vice, aconteceu nesta quinta-feira (29) em meio a uma crise marcada por dossiês, supostas ameaças e promessas de judicialização.
Rueda é um nome próximo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e de integrantes como Neto e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Bivar e Rueda que são rivais, já dividiram juntos o comando do partido, mas nos dois últimos anos a relação ficou estremecida. Nos diretórios estaduais, aumentou a insatisfação com a forma como Luciano Bivar conduzia o partido, e os insatisfeitos acabam por aliar-se à Rueda fortalecendo o nome dele como substituto.
A eleição desta quinta aconteceu após um embate entre esses grupos. No início da manhã, Luciano Bivar, ainda na condição de presidente do União, cancelou a convenção nacional do partido que iria formalizar Rueda na sucessão. Um dia antes, Bivar havia ameaçado entrar na justiça com denúncias contra Rueda. Ele, no entanto, não apresentou as provas.