Clima
Min 21ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 28 de Outubro, 2025
Redação 29 de Julho, 2025
Icone - Autor

Após anúncio, governo recua e suspende leilão do prédio do Odorico Tavares

Política
Icone - Autor
Redação 29 de Julho, 2025

O leilão do prédio onde funcionava o antigo Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, em Salvador, foi suspenso horas após ser oficialmente anunciado pelo governo da Bahia. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (29) e, segundo a Secretaria da Administração (Saeb), o motivo foi a necessidade de ajustes técnicos no Termo de Referência do edital.

“A Saeb publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira (29), um comunicado tornando sem efeito o Aviso para leiloar antigo Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória. A publicação foi em virtude da necessidade de realizar ajustes técnicos no Termo de Referência do Edital 03/2025”, informou a Saeb ao portal Bnews. 

O leilão, que aconteceria em formato híbrido, estava previsto para receber propostas no Espaço Crescer, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Até o momento, o governo não informou se a venda será remarcada.

Fechado desde 2020, o prédio tem capacidade para mais de 3 mil alunos e foi alvo de protestos na época do encerramento das atividades escolares. As discussões sobre o destino do imóvel vêm desde 2019, ainda durante o funcionamento da unidade. 

Um dos protestos mais marcantes ocorreu quando 35 estudantes e funcionários ocuparam o colégio por 24 horas, após o então governador Rui Costa (PT) na época e hoje ministro da Casa Civil do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmar o fechamento da escola.