
Após ser preso, defesa de Binho Galinha diz confiar na Justiça

A defesa do deputado estadual Binho Galinha (PRD) divulgou uma nota nesta sexta-feira (3), após o parlamentar se entregar ao Ministério Público da Bahia (MPBA), em Feira de Santana. Acompanhado por advogados, ele foi encaminhado para Salvador, onde permanece à disposição da Justiça.
No comunicado, a defesa afirma que o deputado tem colaborado com as autoridades desde o início das investigações. “O deputado reafirma sua confiança na Justiça, destacando que todos os fatos serão devidamente esclarecidos ao longo do processo”, disse.
A prisão preventiva foi cumprida por uma equipe de 20 agentes entre policiais e promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas).
Segundo as investigações, Binho Galinha é apontado como líder do grupo criminoso, acusado de crimes como lavagem de dinheiro, obstrução da justiça, jogo do bicho, agiotagem, comércio ilegal de armas, receptação qualificada, usurpação de função pública, embaraço às investigações e tráfico de drogas.
A defesa ressaltou ainda que o parlamentar continuará prestando todas as informações necessárias. Além de Binho Galinha, outras nove pessoas foram presas, incluindo a esposa dele, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, já denunciados pelo MPBA. Ao todo, 15 integrantes do grupo já foram denunciados por participação nas atividades criminosas.