Clima
Min 21ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 22 de Dezembro, 2025
Redação 17 de Dezembro, 2025
Icone - Autor

AtlasIntel aponta avaliação negativa do governo Jerônimo em áreas estratégicas como saúde e educação

Política
Icone - Autor
Redação 17 de Dezembro, 2025

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (17), pelo Instituto AtlasIntel mostra que a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) enfrenta maior reprovação do que aprovação em áreas consideradas estratégicas para a administração pública da Bahia, como educação, saúde e infraestrutura. A pesquisa avaliou a atuação do governo estadual em diferentes setores e revelou predominância de avaliações “ruim” ou “péssima” em todos os quesitos analisados.

Na área da educação, 47% dos entrevistados classificam a atuação do governo como ruim ou péssima, enquanto 42% avaliam como ótima ou boa. Outros 11% consideram o desempenho regular. Na saúde, os números seguem tendência semelhante: 47% de reprovação, 39% de aprovação e 14% de avaliações regulares.

A percepção negativa também aparece nos indicadores ligados à transparência e combate à corrupção. Segundo o levantamento, 47% dos baianos avaliam a atuação do governo de forma negativa nesse quesito, contra 41% que consideram o desempenho positivo. Outros 12% classificam como regular.

Em infraestrutura, 46% dos entrevistados apontam avaliação ruim ou péssima, enquanto 41% avaliam como ótima ou boa e 14% consideram regular. Já na responsabilidade fiscal, a reprovação chega a 45%, frente a 41% de aprovação e 14% de avaliações intermediárias. Ainda de acordo com a pesquisa, 47% avaliam negativamente a atuação do governo estadual na carga tributária, enquanto apenas 36% consideram o desempenho positivo. Outros 17% classificam como regular.

No meio ambiente, 46% dos entrevistados avaliam a gestão como ruim ou péssima, 39% como ótima ou boa e 15% como regular. Já em moradia, urbanização e saneamento, a reprovação atinge 47%, com 40% de avaliações positivas e 13% regulares. Em avaliação geral no comparativo entre os 27 governadores do país, Jerônimo aparece atrás de Ronaldo Caiado (Goiás), Jorginho Melo (Santa Catarina) e Ratinho Junior (Paraná).