
Bacelar justifica voto a favor da PEC da Blindagem e diz que decisão foi estratégica

O deputado federal Bacelar (PV) se pronunciou nesta terça-feira (17), após críticas recebidas por ter votado a favor da PEC da Blindagem. A proposta, aprovada na Câmara, estabelece que ações penais contra parlamentares só poderão ser abertas com autorização da maioria absoluta da Casa respectiva, em votação secreta, além de conceder foro no Supremo Tribunal Federal (STF) a presidentes de partidos com representação no Congresso.
Em publicação nas redes sociais, Bacelar reconheceu que o voto gerou frustração entre seus eleitores. “Sei que muita gente ficou desapontada com a votação da PEC da Blindagem. Quero deixar claro: não considero essa PEC uma boa solução. Mas a política é feita de negociações e, nesse momento, o mais importante era garantir votos contra a anistia aos golpistas e viabilizar medidas que aliviem a vida do povo, como a correção do Imposto de Renda, a redução na conta de luz e o preço do gás de cozinha”, declarou.
O parlamentar ressaltou que seu posicionamento não significou apoio integral à proposta, mas uma estratégia política. “Nosso voto não foi um endosso à proposta, mas uma estratégia dentro de uma negociação maior. Seguiremos cobrando o outro lado e reafirmamos nosso compromisso: defender a democracia e estar ao lado da população”, completou.
Na bancada baiana, 22 deputados votaram a favor da PEC, 14 foram contrários, um se absteve e outros dois não registraram voto.