Clima
Min 24ºc - Max 33ºc Salvador
Calendário
sábado, 26 de Abril, 2025
Redação 02 de Março, 2025
Icone - Autor

“Balanço muito positivo e redução de crimes”, afirma Jerônimo sobre os primeiros dias de carnaval na Bahia

Política
Icone - Autor
Redação 02 de Março, 2025

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), apresentou neste domingo (2) um balanço dos três primeiros dias do Carnaval de Salvador e de cidades do interior do estado. Ao lado do secretariado de governo, ele destacou a redução de crimes e a atuação integrada das forças de segurança.

“É um balanço muito positivo, redução de crimes, redução de roubos, de furtos. Inclusive isso repercute na saúde, que na medida em que nós temos menos violência, essas pessoas não precisam procurar um serviço de saúde. Os serviços de saúde se prestaram muito nesses dias, mas para questões de mal-estar, ou do calor, ou de um excesso de bebida alcoólica, ou às vezes algum escorregão, machucando o pé.”, disse o governador.

O governador falou também sobre as apreensões de objetos proibidos no carnaval, alguns que até chamaram sua atenção. “A quantidade de armas brancas, tesoura, faca, abridor de garrafa, muitas algemas que hoje indaguei porque aquela quantidade de algemas e o coronel Coutinho me disse que as pessoas compram para utilizar como armas, como se fosse uma soqueira, mas estão presas. Ultrapassamos a quantidade de duas mil. Duas mil armas brancas apreendidas nos diversos circuitos aqui em Salvador. Isso naturalmente repercute na ação preventiva”, destacou Jerônimo. 

Segundo o gestor estadual, a segurança pública fortaleceu a inteligência neste Carnaval, o que resultou em 11 prisões por reconhecimento facial, chegando a mais de 20 detenções se considerado o período de pré-carnaval. “Isso também está acontecendo com câmeras, não só aqui em Salvador. Vocês me acompanharam, eu estive na abertura do Carnaval de Barreira no Oeste. E lá também nós estamos utilizando a tecnologia das câmeras de reconhecimento facial. E além disso, vocês ouviram aí o secretário Marcelo Werner traduzindo o formato desse ano”, comentou. 

A tecnologia também foi um diferencial na gestão da festa, com monitoramento por GPS nos trios elétricos. Por fim, o governador destacou o trabalho conjunto das forças de segurança. “Esse ano nós aperfeiçoamos, e quero aqui também compartilhar, com a Guarda Municipal, com o Saltur, com o Ministério Público, com o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, SAMU. Acabamos de sair da reunião com todos estes entes. E naturalmente, o trabalho de prevenção é muito forte. A gente está repercutindo cenas positivas esse ano, graças a Deus”, disse o governador.