
Barroso presta apoio a Moraes e diz que STF deve impedir retrocessos democráticos

Nesta sexta-feira (1º), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, abriu a primeira sessão plenária após o recesso de julho com declarações de apoio ao ministro Alexandre de Moraes. Barroso destacou a atuação firme do colega em momentos de crise institucional e ressaltou a importância do devido processo legal na defesa da democracia.
Em seu discurso, o presidente do STF relembrou episódios da história brasileira marcados por golpes e regimes de exceção, afirmando que a Constituição de 1988 consolidou o período mais longo de estabilidade institucional do país.
“A Constituição de 1988 tem proporcionado ao país o mais longo período de estabilidade institucional da nossa história republicana. E não foram tempos banais.”, disse Barroso
Ele citou os desafios enfrentados nas últimas décadas, como dois processos de impeachment, a hiperinflação e sucessivos escândalos de corrupção. Apesar das crises, enfatizou que sempre prevaleceu o respeito à legalidade constitucional.
“Cabe ao STF garantir que o Brasil não retroceda. Nosso compromisso é impedir a volta a um passado de instabilidade e rupturas”, acrescentou.