Clima
Min 23ºc - Max 33ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 25 de Novembro, 2025
Redação 24 de Novembro, 2025
Icone - Autor

“Bolsonaro buscou os motivos para onde está”, diz Otto após prisão preventiva do ex-presidente

Política
Icone - Autor
Redação 24 de Novembro, 2025

O senador Otto Alencar (PSD) afirmou nesta segunda-feira (24), que a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “foi de acordo com a lei” e que não há espaço para contestação. O parlamentar comentou durante evento na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Bolsonaro foi preso no sábado (22), após violar a tornozeleira eletrônica e a Polícia Federal constatar risco de fuga. Ele permanece detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Nesta segunda, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a prisão.

Para Otto Alencar, o ex-presidente criou as próprias condições que resultaram na medida judicial. “Bolsonaro deu todos os motivos para estar onde está”, afirmou o senador, ao Política Livre. 

O senador destacou ainda que o país, apesar de ter uma democracia recente, tem punido com mais rigor atos de ilegalidade no cenário político. Ao citar ex-presidentes que também enfrentaram prisões, o parlamentar lembrou casos como os de Fernando Collor, Michel Temer e do próprio Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que foi posteriormente inocentado. 

“Eu lamento porque eu não desejo que o Brasil, pelo que passa e pelo que já passou, tenha um presidente da República preso, mas o Bolsonaro, todos os movimentos dele antidemocráticos do 8 de janeiro, a tentativa de golpe, dele ter na mão um documento do golpe, por todas as ações que ele fez, o julgamento do Supremo foi de acordo com a lei. Qual é a lei que levou Bolsonaro à prisão? É a lei 14.195/2021. Quem sancionou essa lei? Bolsonaro”, completou o senador.