
Bolsonaro cancela compromissos após determinação do STF e critica Alexandre de Moraes

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou seus compromissos com aliados na manhã desta terça-feira (22), após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), exigir que sua defesa esclareça o descumprimento de medidas cautelares durante uma visita ao Congresso.
Bolsonaro havia planejado participar de reuniões em comissões da Câmara dos Deputados, mas optou por não comparecer. Ele permanece cumprindo agenda na sede do PL.
Na segunda-feira (21), durante uma visita ao Congresso, Bolsonaro exibiu a tornozeleira eletrônica e fez críticas ao ministro Moraes, que respondeu solicitando explicações da defesa e alertando sobre a possibilidade de prisão. Há suspeitas de que o ex-presidente tenha usado suas redes sociais de maneira indireta, o que configuraria violação das restrições determinadas pelo STF.
Segundo parlamentares consultados pela Folha de S. Paulo, Bolsonaro pretende aproveitar politicamente as limitações impostas pelo Judiciário para fortalecer a narrativa de que é vítima, buscando assim mobilizar sua base de apoio.