Clima
Min 20ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
domingo, 24 de Agosto, 2025
Redação 22 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Bolsonaro pediu asilo político a Milei com ‘urgência’, aponta PF

Política
Icone - Autor
Redação 22 de Agosto, 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou urgência no pedido de asilo político à Argentina. No texto, ele afirmava ao presidente Javier Milei, temer ser preso em breve no Brasil. O documento foi divulgado pela Polícia Federal, na quinta-feira (21). 

O texto foi encontrado no celular do ex-presidente durante as investigações da tentativa de golpe de Estado. Ainda segundo a PF, Bolsonaro alegava ser “perseguido político” e dizia que possível prisão seria decretada de forma “injusta, ilegal, arbitrária e inconstitucional”.

“Eu, Jair Messias Bolsonaro, solicito a vossa excelência asilo político na República da Argentina, em regime de urgência, por eu me encontrar na situação de perseguido político no Brasil, por temer por minha vida, vindo a sofer novo atentado político, uma vez que não possuo hoje a proteção necessária que se deve dar a um ex-chefe de Estado, bem como por estar na iminência de ter minha prisão decretada, de forma injusta, ilegal, arbitrária e inconstitucional pelas próprias autoridades públicas que promovem a perseguição contra mim, diretamente da mais alta Corte do Poder judiciário brasileiro”, diz o texto.

O rascunho estava em formato digital e sem assinatura. A defesa do ex-presidente afirmou que a ideia teria sido apenas uma “sugestão” recebida em fevereiro de 2024, mas posteriormente descartada.

Na mesma investigação, a PF indiciou Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suspeita de coação no curso do processo, em razão de intimidações contra autoridades envolvidas na ação penal que apura a tentativa de golpe.