Bolsonaro usou avião presidencial para enviar joias sauditas aos EUA, indica PF
Uso da aeronave teria sido para falsa viagem oficial
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou o avião presidencial para enviar as joias do acervo aos Estados Unidos, alegando viagem oficial, conforme indicou a Polícia Federal, em relatório final enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do O Globo.
“Após serem apropriados pelo ex-Presidente da República, formalmente ou não, os bens foram levados, de forma oculta, para os Estados Unidos da América, na data de 30 de dezembro de 2022,por meio de avião presidencial e encaminhados para lojas especializadas nos estados da Flórida, Nova Iorque e Pensilvânia, para serem avaliados e submetidos à alienação, por meio de leilões e/ou venda direta”, diz parte do documento.
O ministro Alexandre de Moraes derrubou nesta segunda-feira (8) o sigilo do inquérito das joias. A investigação da PF apura se o ex-presidente Jair Bolsonaro e assessores próximos dele se apropriaram de forma indevida de presentes dados ao então governante, em especial por autoridades do Oriente Médio.
Na última semana, Bolsonaro e mais 11 pessoas foram indiciadas por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. O ex-presidente nega irregularidades e a defesa dele não quis se manifestar após a entrega do relatório, alegando que não teve acesso ao inquérito da autoridade policial.