Bruno Reis confirma reajuste da tarifa de ônibus em Salvador em 2026
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), confirmou nesta segunda-feira (29), que a tarifa de ônibus da capital baiana deverá ser reajustada em 2026. A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa realizada no Festival Virada Salvador, na Arena O Canto da Cidade, no bairro da Boca do Rio.
Segundo o gestor, a Câmara Municipal aprovou um subsídio que evitou o aumento da passagem no fim deste ano, mas a medida não elimina a necessidade de reajuste no próximo período.
“Existe um contrato de concessão que regulamenta uma fórmula paramétrica, que analisa o IPCA do período, a correção do diesel e estabelece esse reajuste”, disse Reis, segundo o Bahia Notícias.
O prefeito detalhou ainda a diferença entre o valor pago pelo usuário e o custo real do sistema.
“A tarifa na porta é R$ 5,60, mas a tarifa técnica, que custeia o sistema, é R$ 6,19. Isso significa que, a cada passageiro transportado, a Prefeitura está pagando R$ 0,59. Você pega 14 milhões de passageiros por mês, multiplica por R$ 0,59 e depois por 12. Aí você vai ver qual é a conta da Prefeitura. Vai ter o reajuste e em 2026 a gente vai ter que pagar a diferença”, contou Bruno Reis.
De acordo com Bruno Reis, o reajuste em 2026 deverá atingir tanto a tarifa técnica quanto a tarifa pública. “Em 2026, a gente vai ter que pagar o subsídio da diferença. Mas isso é contratual, e em todos os municípios é assim”, completou o gestor. O prefeito afirmou que ainda não há prazo definido para a decisão final sobre o novo valor da passagem.