Bruno Reis participa de debates sobre reforma tributária e PECs em Brasília ao lado de prefeitos de todo o país
Prefeito de Salvador defendeu interesses dos municípios em encontros com parlamentares e participou de discussões sobre modernização da máquina pública
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), esteve em Brasília nesta terça-feira (10) cumprindo uma série de agendas da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) no Congresso Nacional. Ao lado de outros gestores municipais, ele participou de reuniões e audiências sobre pautas relevantes para os municípios, como a reforma tributária, a reforma administrativa e a PEC 66/23, que trata de dívidas previdenciárias.
Vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da FNP, Bruno foi convidado a integrar uma reunião do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que discute a reforma administrativa do Estado brasileiro, sob liderança do deputado Hugo Motta. Durante o encontro, foram debatidas propostas para modernizar a estrutura pública e torná-la mais eficiente.
Ainda pela manhã, o prefeito participou de uma audiência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sobre a formação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificará os tributos ICMS (estadual) e ISS (municipal) na nova estrutura tributária. Os prefeitos defendem maior representatividade dos municípios no Conselho Superior do comitê.
À tarde, Bruno Reis e outros integrantes da FNP estiveram com o deputado Baleia Rossi, relator da PEC 66/23 na Câmara. A proposta, já aprovada no Senado, prevê a ampliação do prazo para que as prefeituras paguem precatórios e dívidas previdenciárias, além de tratar da desvinculação de receitas municipais. Os prefeitos solicitaram apoio à aprovação da matéria.
A comitiva também se reuniu com o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, para solicitar apoio a emendas que beneficiam os municípios. A agenda foi encerrada com uma audiência pública na Câmara dos Deputados para tratar da PEC 18/25, voltada à Segurança Pública, que propõe medidas de enfrentamento à violência no país.
“Participamos de discussões sobre a reforma administrativa, a regulamentação da reforma tributária, e também buscamos apoio para emendas e propostas como a PEC 66. São temas fundamentais para a melhoria da gestão pública e o fortalecimento dos municípios”, afirmou o prefeito Bruno Reis.