Câmara aprova aumento salarial de 24% para servidores do Judiciário
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), um projeto de lei que concede reajuste de 24% aos servidores do Poder Judiciário Federal. A proposta, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu 299 votos favoráveis e 199 contrários e agora segue para análise do Senado. De acordo com o texto, o aumento será aplicado de forma escalonada, com reajustes anuais de 8% em 2026, 2027 e 2028.
A medida foi proposta ainda na gestão do então presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e conta com o apoio de outros tribunais superiores, como Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior de Trabalho (TST), do Superior Tribunal Militar (STM) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) se manifestou contra a aprovação do projeto. “Tem muita gente ganhando muito bem, ganhando o teto e acima do teto e ainda assim estamos dando aumentos de 8% ao ano daqui para frente. O orçamento da União é uma mãe com aqueles que desperdiçam.”