Clima
Min 21ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 26 de Agosto, 2025
Redação 20 de Dezembro, 2024
Icone - Autor

Câmara de Ribeira do Pombal: fala com teor racista de vereador gera indignação

Política
Icone - Autor
Redação 20 de Dezembro, 2024

Marcelo Brito (MDB) pediu desculpas, mas não admitiu racismo em sua fala

Durante uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal, na noite desta quinta-feira (19), o vereador Marcelo Brito (MDB) proferiu declarações de cunho racista enquanto discursava na entrega de honrarias a cidadãos Honorários e Beneméritos do município. Entre os homenageados estavam Caio Anjos e Yuri Moreno, filhos de Dr. Roberval, responsáveis pelo Laboratório ELAB.

Marcelo Brito elogiou os homenageados, mas afirmou: “Seu pai não é negro, seu pai é branco, porque tem boas práticas, boas lições, tem honra. Ele é negro por fora, mas branco por dentro.” A fala repercutiu negativamente nas redes sociais, com críticas à declaração.

Nesta sexta-feira (20), o vereador publicou uma nota de esclarecimento em seu perfil no Instagram. No texto, ele pede desculpas, apesar de não reconhecer a fala como ato de racismo.

“Minha vida tem sido construída lado a lado com pessoas de diferentes origens e etnias — pretas, brancas e pardas — sempre pautada na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Aprendo com este episódio e renovo meu compromisso de agir com maior responsabilidade e sensibilidade, reconhecendo a importância do respeito mútuo e da valorização das diferenças. Reitero meu pedido de desculpas com a convicção de que não sou, e jamais serei, racista”, diz trecho do comunicado.

Veja: