Câmara de Salvador divulga os vencedores do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo
A Câmara Municipal de Salvador divulgou nesta segunda-feira (24), os vencedores da 10ª edição do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo. Dos 43 vereadores, 40 registraram votos na iniciativa que reconhece profissionais de diversas áreas que se destacaram na cobertura dos trabalhos legislativos ao longo do ano. Os ganhadores receberam o prêmio durante cerimônia que ocorrerá no dia 11 de dezembro, às 9h, no Plenário Cosme de Farias, no Paço Municipal.
Dois nomes ganharam destaque entre os escolhidos, o jornalista político da Band Bahia, Victor Pinto, foi o mais votado na categoria TV e na internet, Carlos Júnior do site Informe Baiano.
Neste ano, a categoria internet também premiará a jornalista Adriana Planzo, do site Classe Política. No rádio, o escolhido pelos vereadores foi André Spínola, da CBN Salvador. No jornal impresso, o prêmio ficou com Eduardo Dias, do jornal A Tarde.
Idealizador da premiação, o vereador Téo Senna (PSDB) afirmou que o reconhecimento reafirma o compromisso da Câmara com o jornalismo profissional. “Jânio foi uma das grandes referências do jornalismo político baiano, sempre marcado pela atuação competente, séria e profissional”, afirmou.
Criado em 2010, o Prêmio Jânio Lopo chega à sua décima edição reconhecendo nomes que contribuíram para a transparência e para o acompanhamento crítico da atividade legislativa. Ao longo dos anos, a honraria já reconheceu jornalistas como Ramon Margiolle, Evilásio Júnior, Rita Conrado, Armando Mariani, Camila Marinho, Cristóvão Rodrigues, Andrea Silva, Adelson Carvalho, Henrique Brinco e Matheus Morais, entre outros.