Câmara Municipal de Salvador pode virar museu; saiba mais
A Câmara Municipal de Salvador pode ser transformada em um museu nos próximos meses. O projeto, que prevê a preservação do prédio e a valorização do seu valor arquitetônico, deve ser concluído dentro de um mês, segundo revelou o presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), nesta sexta-feira (24).
De acordo com Muniz, após a conclusão, o projeto será encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para avaliação. Tombado desde 1984, o edifício que abriga o Legislativo soteropolitano é considerado uma das construções mais importantes da história da capital baiana.
“Quando estiver pronto, vamos enviar ao Iphan para ter todo o respaldo, para tentarmos voltar esse prédio à originalidade dele e que nós possamos usar um outro prédio para fazermos as sessões ordinárias. Esse prédio só será usado para sessões especiais como essa e a abertura do trabalho no início do ano de cada ano legislativo”, disse Muniz ao Bnews.
O presidente da Casa destacou ainda que a proposta busca preservar o patrimônio histórico e permitir que a população tenha acesso à memória política e cultural da cidade.
“A população de Salvador tem que vir conhecer esse prédio na originalidade dele e nós vamos tentar fazer isso. Nós vamos tentar usar menos o prédio da Câmara Municipal de Salvador para que a população de Salvador conheça a história de Salvador”, completou Muniz.