Clima
Min 21ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 27 de Outubro, 2025
Redação 27 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Caminhada da Liberdade vai homenagear presidente conhecido por criminalizar e punir comunidade LGBT

Política
Icone - Autor
Redação 27 de Outubro, 2025

O presidente de Burkina Faso, na África, Imbrahim Traoré, conhecido por criminalizar práticas LGBTQ, prevendo multas, penas de prisão e sanções para os condenados, será homenageado na 22º caminhada da Liberdade, em Salvador. Com o tema ‘Descolonizar a África é Libertar o Brasil”, o evento será realizado no dia 20 de novembro, a partir das 12h. O evento é uma realização do Fórum de Entidades Negras da Bahia (FENEBA).

O fórum destacou que Traoré é “o presidente mais jovem do planeta, que está chamando a atenção do mundo, pela sua corajosa inteligência em acreditar que é possível descolonizar a África. Com esse exemplo, a gente pode libertar o Brasil”.

Intitulado ‘Código das Pessoas e da Família’, o governo de Traoré, tornou Burkina Faso o mais recente entre uma série de países africanos a criminalizar atividades de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, também endurece regras sobre nacionalidade e apatridia. Os militares que tomaram o poder em Burkina Fasso em um golpe em 2022 têm se mostrado cada vez mais intolerantes a minorias e dissidências.

De acordo com o FENEBA, foi feito um convite para que o presidente africano participe da caminhada e que a Embaixada e o Itamaraty estão intermediando o contato. “A história de um país que um dia se chamou Auto Volta, cantado nas canções do Ilê Aiyê, hoje Burkina Faso, situada na África ocidental, na região do Sahel, se transforma na esperança da libertação africana”, diz o comunicado.