Clima
Min 24ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
sábado, 08 de Novembro, 2025
Redação 29 de Agosto, 2024
Icone - Autor

“Rainha da Inglaterra”: Carballal pede desligamento da campanha de Geraldo Jr.

Política
Icone - Autor
Redação 29 de Agosto, 2024

Vereador licenciado estaria insatisfeito com mudanças feitas por Adolpho Loyola

O vereador licenciado de Salvador e atual presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, pediu seu desligamento da coordenação da campanha de Geraldo Jr. (MDB) à prefeitura da cidade. A decisão, revelada pelo Bahia Notícias, foi motivada por um suposto “esvaziamento das atividades” coordenadas por Carballal.

Apesar de seu pedido de desligamento ainda não ter sido confirmado oficialmente pelo vice-governador e pela cúpula da campanha, fontes indicam que a insatisfação de Carballal estaria relacionada a mudanças recentes promovidas por Adolpho Loyola, chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O vereador teria se tornado uma “rainha da Inglaterra”.

Uma dessas mudanças incluiu a nomeação de Aécio Moreira, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como responsável financeiro da campanha. Após essa decisão, as funções de Carballal na campanha teriam sido gradualmente reduzidas.

Henrique Carballal foi um dos primeiros a apoiar a ruptura de Geraldo Jr. com o grupo político liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) em 2022, quando houve o rompimento entre o MDB e o prefeito de Salvador, Bruno Reis. Carballal, que já teve passagens por partidos como o PV e o PT, alcançou seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Salvador pela sigla petista.