
Carro blindado de Binho Galinha é encontrado abandonado em Feira de Santana
Veículo pode ter sido usado pelo deputado na fuga após operação da PF

A Polícia Federal encontrou, nesta quarta-feira (1º), em Feira de Santana, um carro blindado que pode ter sido utilizado pelo deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha (PRD), para fugir após se tornar alvo da Operação Estado Anômico.
O veículo foi localizado em uma área de mata, abandonado, com a chave escondida em um dos pneus, mostrando indício de que alguém voltaria para buscá-lo. Segundo a PF, o automóvel conta com giroflex e sistema de comunicação via internet por satélite. Ele foi levado para o pátio da corporação, no bairro do Comércio, em Salvador, onde estão concentradas as buscas pelo parlamentar.
Binho Galinha é suspeito de liderar uma milícia envolvida em crimes como lavagem de dinheiro e associação com o jogo do bicho. Além dele, outras nove pessoas são alvos da operação. Quatro policiais militares ligados ao deputado foram presos, assim como a esposa dele, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, ambos já haviam sido presos em 2023 e foram soltos em abril de 2024.
A Operação Estado Anômico foi deflagrada nesta quarta-feira em ação conjunta do Ministério Público da Bahia, por meio do Gaeco, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Secretaria de Segurança Pública, com apoio da Força Correcional Integrada (Force) e da Corregedoria da Polícia Militar.