Clima
Min 24ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 14 de Outubro, 2025
Redação 10 de Setembro, 2025
Icone - Autor

Charlie Kirk, aliado do presidente Trump, morre após ser baleado em universidade dos EUA

Mundo
Icone - Autor
Redação 10 de Setembro, 2025

Charlie Kirk, conhecido ativista da direita americana e aliado do presidente Donald Trump, morreu após ser atingido com disparos no pescoço durante um evento na Universidade Utah Valley, nesta quarta-feira (10).

Vídeos registrados por presentes mostram o momento em que Kirk, sentado em uma tenda e discursando para uma grande multidão ao ar livre, é atingido. Um disparo é ouvido, e ele cai da cadeira, enquanto espectadores correm em direção ao local.

Segundo a agência Reuters, um suspeito já foi detido. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram um homem de cabelos grisalhos sendo algemado, mas a identidade do atirador ainda não foi oficialmente confirmada. “Um tiro foi disparado de um prédio próximo e temos um suspeito sob custódia”, informou um porta-voz da universidade.

O presidente Donald Trump confirmou a morte de Kirk em suas redes sociais, chamando-o de “lendário” e prestando condolências à família. “Ele era amado e admirado por TODOS, especialmente por mim. Meus sentimentos, junto com os de Melania, vão para sua esposa Erika e para toda a família. Charlie, nós te amamos!”, escreveu o presidente.

Charlie Kirk tinha 31 anos, era casado e deixa dois filhos. Fundador do grupo estudantil conservador Turning Point USA, ele desempenhou papel central na mobilização de jovens em apoio à última campanha presidencial de Trump. Seus eventos em universidades por todo o país costumavam atrair grandes multidões.