Clima
Min 23ºc - Max 33ºc Salvador
Calendário
sábado, 31 de Janeiro, 2026
Redação 30 de Janeiro, 2026
Icone - Autor

Coronel critica “gula por espaço” do PT e diz que “chapa dos sonhos pode virar chapa pesadelo”

Política
Icone - Autor
Redação 30 de Janeiro, 2026

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) criticou a condução das articulações políticas em torno da chapa majoritária governista na Bahia e afirmou que o PSD não deve abrir mão do espaço que já ocupa. Em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, o parlamentar apontou o que classificou como “gula por espaço” por parte do PT e defendeu que o partido, por ser o maior do estado, mantenha sua vaga na composição para as eleições de 2026.

Segundo Coronel, não há qualquer rusga entre ele e Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, mas existe divergência política sobre o apoio automático ao PT. “Eu discordo porque defendo que o PSD, por ser o maior partido da Bahia, tenha espaço garantido na chapa majoritária. É um absurdo abrir mão disso”, afirmou.

O senador disse enxergar contradição no discurso de unidade da base aliada, diante da tentativa de exclusão do PSD da chapa. Para ele, o modelo defendido pelo PT atende mais aos interesses internos do partido do que ao conjunto das forças políticas aliadas. “Essa chamada ‘chapa dos sonhos’ pode até ser dos sonhos do PT. Para mim, não vejo nada de sonho aí”, declarou.

Ângelo Coronel também ressaltou que, até o momento, não viu posicionamento público do governador Jerônimo Rodrigues sobre a formação da chapa, apesar de considerá-lo a principal liderança do processo. “Para mim, o governador é o timoneiro. O que estou sentindo é que estão tentando dar um bypass nele, decidindo tudo pela imprensa”, criticou.

Na avaliação do senador, Rui Costa e Jaques Wagner fazem parte do processo, mas, por serem pré-candidatos, não deveriam conduzir sozinhos as definições. “É complicado credibilizar a fala de quem é concorrente. Quem tem que definir, no meu ver, é o governador Jerônimo”, afirmou.

Coronel ainda alertou que a estratégia defendida pelo PT pode ter efeito contrário ao esperado. “Essa chapa dos sonhos pode acabar virando uma chapa pesadelo”, disse, acrescentando que prefere aguardar os próximos desdobramentos com tranquilidade.

Por fim, Ângelo Coronel negou qualquer rompimento com o senador Otto Alencar e disse que tentativas de criar intrigas entre os dois não terão efeito. “Nossa amizade é inabalável. Quem está plantando notas para nos afastar, está plantando errado e não vai colher”, concluiu.