CPMI do INSS articula audiência com Toffoli para liberar dados sigilosos de Vorcaro e do Master
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS vai solicitar uma audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli para tentar ter acesso a documentos sigilosos das investigações sobre fraudes no Banco Master. A informação foi confirmada pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG).
O ministro determinou que os dados referentes à quebra de sigilo de Daniel Vorcaro e do grupo Master fossem encaminhados ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e mantidos sob sigilo absoluto, fora do alcance direto da CPMI.
Antes do recesso parlamentar, a comissão chegou a solicitar à Advocacia do Senado que recorresse da decisão. No entanto, de acordo com o presidente da CPMI, o órgão apenas encaminhou uma notificação ao STF, procedimento que não obriga resposta da Corte.
“Antes, vou pedir uma audiência com o ministro Dias Toffoli. Esclarecer que vamos investigar apenas temas relacionados ao INSS, e o Master tem suspeitas fortes de fraudes em empréstimos consignados com o INSS. Não vamos mexer com as fraudes bancárias. E, assim, esperar que ele libere para nós os dados sigilosos do Daniel Vorcaro e do Master”, disse Viana.
Caso a tentativa de diálogo com o ministro não tenha êxito, o senador afirmou que não está descartada a apresentação de um mandado de segurança para assegurar o compartilhamento da documentação com os integrantes da CPMI.