Clima
Min 22ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sábado, 11 de Outubro, 2025
Redação 08 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Crise de soluço e esofagite marcam a saúde de Bolsonaro em prisão domiciliar

Política
Icone - Autor
Redação 08 de Agosto, 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar, está sofrendo de esofagite, uma inflamação no esôfago. Médicos que o acompanham relataram, nesta sexta-feira (8), em entrevista ao Metrópoles, o estado de saúde do ex-presidente, que enfrenta consequências da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.

Atualmente, Bolsonaro está sendo afetado por uma crise de soluço. “O ex-presidente está tomando dois remédios para esofagite. Ele apresenta sintomas como azia, queimação, soluço e tosse. O que mais o incomoda é o soluço. Quando o refluxo aumenta, aumenta o soluço. Ele era um touro antes da facada e virou outra pessoa depois”, relatou um dos médicos.

Ainda segundo o médico, a facada é um fator decisivo para as internações que Bolsonaro tem enfrentado nos últimos anos. “De todas as internações pelas quais ele passou, só uma não foi decorrente da facada, que foi a erisipela. Todas as outras foram por conta da facada, que deixou sequelas para o resto da vida. O abdômen dele não apresenta complicações no momento, mas não é normal, mesmo após a cirurgia. A cada vez que se manipula, forma mais aderência. Abre para corrigir e faz mais aderência. A faca estava contaminada e rasgou o intestino”, prosseguiu.

Aos 70 anos, o ex-presidente está em casa, cumprindo prisão domiciliar desde a última segunda-feira (4). O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que, caso Bolsonaro precise de internação, seja avisado com 24 horas de antecedência.