Datafolha: 47% aprovam revogação de visto americano de Moraes; 42% condenam a iniciativa
Uma pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (1º), mostra que 47% dos brasileiros aprovam a revogação do visto americano do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e de outros integrantes da Corte pelo governo de Donald Trump.
Por outro lado, 42% dos entrevistados se disseram contrários à medida e os demais declararam não ter opinião formada ou se mostraram indiferentes.
Segundo o levantamento, 33% concordam totalmente com a decisão, 14% concordam em parte, 13% discordam em parte, 29% discordam totalmente, 1% não concordam nem discordam, e 10% não souberam responder.
A revogação do visto de Moraes foi oficializada em 18 de julho pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, que acusou o ministro de promover uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“O presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, disse Marco Rubio
Em resposta às sanções, Alexandre de Moraes declarou que o Supremo Tribunal Federal não irá se “envergar a ameaças covardes e infrutíferas”.
“As ações prosseguirão. O rito processual do STF não se adiantará, não se atrasará. O rito processual do STF irá ignorar as sanções praticadas. Esse relator vai ignorar as sanções que lhe foram aplicadas e continuar trabalhando, como vem fazendo, no plenário, na Primeira Turma, sempre de forma colegiada”, disse Moraes.