Datafolha: 48% dos brasileiros defendem prisão de Bolsonaro por trama golpista
Um levantamento feito pelo Instituto Datafolha e divulgado na sexta-feira (1º), mostra que a população brasileira está dividida quanto ao destino do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a pesquisa, 48% defendem que ele seja preso, enquanto 46% são contra. Outros 6% não souberam opinar.
Apesar de quase metade dos entrevistados apoiar a prisão, a maioria (51%) acredita que Bolsonaro não será condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Apenas 40% acham que ele será preso.
A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, com 2.044 pessoas ouvidas em todo o país. Os números mostram uma leve mudança em relação ao levantamento anterior, feito em abril, quando 52% eram a favor da prisão e 42% contrários. Agora, os dois lados estão praticamente empatados.
Bolsonaro será julgado pelo STF sob a acusação de envolvimento na tentativa de golpe que culminou nos atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023.
A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que a suposta trama contou com apoio de militares e aliados políticos.
O ex-presidente nega todas as acusações.