
Datafolha: 67% acham que Bolsonaro, inelegível, deveria abrir mão de candidatura

Mesmo inelegível até 2030, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua falando em ser candidato à Presidência. No entanto, a pesquisa do Instituto Datafolha, do Jornal Folha de S.Paulo, mostra que 67% dos brasileiros acreditam que ele deveria abrir mão da disputa eleitoral de 2026. Apenas 29% defendem que ele siga tentando se manter como opção eleitoral, e 4% não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento divulgado neste sábado (14), foi realizado entre os dias 10 e 11 de junho com 2.004 eleitores em 136 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Bolsonaro está fora do jogo eleitoral após condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. As decisões envolvem dois episódios: a reunião com embaixadores, em que atacou o sistema eleitoral sem apresentar provas, e o uso político do desfile de 7 de Setembro em 2022.
Apesar disso, o ex-presidente segue mobilizando sua base e alimentando especulações sobre uma possível reversão de sua inelegibilidade.