Datafolha: Petistas recuam, bolsonaristas avançam, e grupos empatam pela 1ª vez
A pesquisa do Datafolha revelou nesta quarta-feira (18), um empate técnico entre eleitores que se identificam com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os que se alinham ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, realizado nos dias 10 e 11 de junho, pela Folha de S.Paulo, ambos os grupos somam 35% da população.
O apoio a Lula caiu quatro pontos percentuais desde abril, passando de 39% para 35%, enquanto o bolsonarismo avançou de 31% para 35%, atingindo seu maior nível desde as eleições de 2022. A oscilação nas pontas opostas acontece no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.
A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas em 136 municípios de todas as regiões do país e também identificou que 20% dos entrevistados se consideram neutros. Outros 7% disseram não se identificar com nenhum dos dois campos políticos, e 2% não souberam responder.
A queda no apoio ao grupo petista coincide com a crescente desaprovação ao governo federal. Um levantamento anterior do Datafolha apontou que 40% da população avalia a gestão Lula como ruim ou péssima, enquanto apenas 28% a consideram boa ou ótima.