
Débora Régis denuncia Moema Gramacho por fraude na educação
Vereadora acusa a prefeita de fraudar instalação de ar-condicionados nas redes sociais

A vereadora de Lauro de Freitas, Débora Régis (PDT), denunciou a prefeita do município Moema Gramacho (PT) ao Ministério Público Federal (MPF) após suposta fraude da gestora envolvendo a instalação de ar-condicionados nas escolas de rede da cidade.
Em conversa com o Se Ligue Bahia, a edil detalhou que recebeu reclamações de pais de alunos, afirmando que estavam tendo a necessidade de buscar os menores nas escolas mais cedo por conta do calor excessivo. “Nem ventilador tinha.”
“Como eu sabia que tinha uma exigência referente a instalação de ar-condicionado, eu fui averiguar, peguei as denúncias e comecei a investigar”, declarou.
A vereadora explicou que ao se debruçar sobre os documentos, que garantiam a instalação dos refrigeradores, identificou que Moema pagou 50% do valor do contrato sem ter na cidade 1% das escolas com ar-condicionado.
Além disso, de acordo com Débora, a petista teria pago aditivos para empresas prestadoras de serviço e montantes para a instalação antecipadamente.
Com a descoberta da disponibilidade da verba, que segundo a edil é federal e chega a quase R$ 20 milhões, sem a devida instalação dos aparelhos, que deveria ter sido realizada em dezembro de 2023, Régis acionou o MPF, que abriu um inquérito civil para apurar.
A reportagem tentou contato com a prefeita, mas não obteve retorno. O espaço segue em aberto para qualquer reivindicação sobre o caso.